Um olhar sobre o Mundo

Por Angola e o Mundo enquanto há vida...

Tuesday, April 17, 2007

QUE DESGRAÇA!

Desgraça e não Graça, é a denomianção que atribuo ao que se passou na Nigéria no sábado passado e que promete continuar. Sabe-se que a Nigéria é um dos maiores estados federais do mundo, mas desde a independência, em Outubro de 1960, os nigerianos nunca assistiram a uma transição democrática de um governo eleito para outro. Esta semana realizam-se as eleições regionais para mais tarde se realizarem as presidenciais.

Tal como a mentira tem pernas curtas, a má governação tem os dias contados e tão contados que se pode traduzir numa perda de contas. É uma vergonha o que está a passar-se esta semana na Nigéria. No primeiro dia das eleições pelo menos mais de 46 pessoas morreram em incidentes de violência. Não me passa pela cabeça afirmar que o actual presidente deste país, Olusegun Obasanjo, que foi impedido de se recandidatar pela terceira vez, esteja por detrás desta violência. Este tipo de comportamento mostra um atraso da democracia e uma possível continuidade de Obasanjo no poder ou mesmo na vitória do seu candidato Uma Musa yar'Adua.

Como é possível chamar de corruptos aos seus opositores, uma vez que durante os seus mandatos a Nigéria viveu e ainda vive acorrentada à ganância e à miséria? Será que durante este tempo no poder, o presidente nigeriano alguma vez se interessou no combate a corrupção? O país tem riquezas naturais e um crescimento económico acima da média, um dos maiores produtores de petróleo, mesmo assim a fome é o dia à dia daquela população. Acho que não é desta maneira que o actual presidente conseguirá derrubar os opositores(...) e ganhar confiança do povo, a não ser que mude de atitude. O impossível, claro no meu entender. Ele e os seus compatriotas têm a tirania e carregam-na até que a morte os separe.

A oposição tem de agir e reagir contra as palavras proferidas por Olusegun e dar a entender ao povo que pretende erradicar a corrupção, pobreza, fome, e apostar na saúde, na educação, na habitação e no bem-estar. O jejum de muitos anos. É difícil cumprir isto porque para os dirigentes africanos servir bem a sociedade é um incómodo. Até quando? Será que é preciso voltarem a escola? Isto é um atraso de vida. Fico indignado, como africano saber que em pleno século XXI existem pessoas assim. A sério. Acredito que a população nigeriana está com os pés bem assentes no chão, é só uma questão de tempo e paciência para o feitiço se virar contra os feitceiros. Acredito também, em dias melhores para a minha África e continuo desiludido com os que tencionam fazê-la desaparecer. Aqueles que contráem dívidas com o FMI para satisfazerem os seus bolsos e compram armas para a resolução dos conflitos étnicos que nunca mais se acabam e as respectivas políticas do FMI que estão cada vez mais sérias.

Espero que até ao final das eleições tudo esteja bem encaminhado. Menos morte e mais vontade política para uma Nigéria democrática e não ditadora, e uma África cheia de vida para os africanos e para o resto do mundo. El BV"HAJA PAZ".

1 Comments:

At 6:23 PM, Anonymous Anonymous said...

Gostei deste post, finalmente estás a ver as coisas de forma mais aberta. Concentra te mais naquilo que te diz o teu coração acerca da política das nações, esquece um pouco as formalidades e acabarás por escrever coisas com muito mais sentido para as pessoas que lêm esta informação!
Mais uma vez alerto...cuidado com os erros ortográficos...

 

Post a Comment

<< Home