Um olhar sobre o Mundo

Por Angola e o Mundo enquanto há vida...

Monday, March 26, 2007

SÓCRATES ABRE ANGOLA ÀS EXPORTAÇÕES

"Sócrates abre Angola às Exportações". O Jornal Expresso do Sábado passado, dia 24 de Março de 2007, diz que Angola é o 8º parceiro comercial português. Desde a visita em Abril do ano passado do Primeiro Ministro português e os 300 empresários portugueses, o Engenheiro José Sócrates, que as vendas para Angola não param de aumentar. Subiram 50,7% em 2006 e, este ano já aumentaram 64,2%.

Perante esta situação é saúdável para os dois países. Já historicamente existe uma ligação que tem facilitado este intercâmbio. Mas aqui a questão é económica e não histórica, mas a história está presente no substrato de todos acordos que envolve Portugal e os PALOP. Nesta altura do campeonato em que Angola apresenta um crescimento económico acima da média e a China já lá está é preciso que Portugal leve a peito estas importações e exportações com Angola porque se não esta parceria pode ficar para atrás...Digo isto porque a China está em peso no mercado africano com a realização de vários foruns, apoiando no desenvolvimento económico, na energia, nos transportes, na construção civíl e espera receber em troca os lucros da produção do petróleo, diamantes, bronze, madeira, etc. O que poderá ter consequências negativas para África se por acaso estes acordos político-económico não tiverem acompanhamento sério.

É interessante e engraçado saber que "no início de 2006, Portugal exportava cerca de 70 milhões de euros por mês para Angola. Nos últimos meses do ano já eram mais de100 milhõe mensalmente. E em doze meses, Portugal exportou para o mais rico dos PALOP cerca de 1210 milhões de euros. Mais 400 milhões de euros que no ano anterior quando o valor tinha ficado nos 803 milhões de euros. Foi uma visita proveitosa para o país de José Eduardo dos Santos - o montante de 25 milhões de 2005 mais que duplicou. Já este ano, de acordo com os últimos dados de Estatística (INE), a tendência manteve-se. Em Janeiro, as exportações portuguesas para Angola atingiram 116 milhões e apresentaram um crescimento homólogo de 64,3%".

Agora sim! Dá para ver, ouvir e sentir que a ida de Sócrates a Angola em Abril do ano passado não foi só para praticar atletismo na Ilha de Luanda e sair de lá com dores de barriga por causa da muamba e da boa feijoada, como noticiavam os jornais portugueses e angolanos.

E, com o recente caso das cartas de condução, em que detiveram o jogador do Benfica Pedro Mantorras por ter conduzido com a carta de condução angolana em Portugal, espera-se que se resolva o mais rápido possível o problema porque se não os empresários portugueses em Angola estarão novamente pendurados em casa e não puderão conduzir com as cartas de Portugal lá. Na semana passada esteve em Lisboa o Ministro das Relações Exteriores Jorge Miranda e diz que as coisas ficam como estão...os angolanos conduzem com as suas cartas de origem um determinado tempo e depois pedem uma licença e vice versa. Isto é uma alternativa. Mas há que solucionar o problema...a ver se isto não afecta as relações económicas entre Angola e Portugal. É que muitos angolanos já foram multados, era preciso o Mantorras para levantar a polémica. No meu entender, há que se tomar medidas deste género nas relações entre os Estados para evitar os desrespeitos. El BV" HAJA PAZ".

1 Comments:

At 2:30 AM, Anonymous Anonymous said...

oi! adorei as news do blogger e acredita muitos coisas eu ñ estava informada mas graças ao seu bom génio em fazer dessas e outras fiquei informada... continua assim e me convida mais vezes a ler o teu...

 

Post a Comment

<< Home