Um olhar sobre o Mundo

Por Angola e o Mundo enquanto há vida...

Saturday, March 24, 2007

QUANDO A CABEÇA FUNCIONA, O CORPO TAMBÉM PAGA

Já se passaram duas semanas em que o Presidente do Zimbabué Robert Mugabe torturou o líder do Movimento para a Mudança Democrática e principal voz da oposição Morgan Tsvangirai, que participava numa marcha pacífica contra a má governação do partido no poder.

Como se sabe, Robert Mugabe é um dos piores ditadores do mundo. Está no poder desde de 1980 e Zimbabué conheceu o tirano. De momento M. Tsvangirai está impedido de sair do país e a receber tratamento num hospitalo de Harare. Eis o preço do democracia.

Não se acredita que ainda existem países com este tipo de atitude. O conceito moderno de democracia visa a alternância no poder para além do conceito fabuloso "democracia=liberdade de expressão". É assim que devemos encarar e reagir quando nalguns países como Zimbabué e os restantes países africanos, onde os governantes fazem e tiram do governo a maior fortuna...isto também se chama Crematística numa linguagem aristotélica. E os mesmos estão no poder há mais de 20 anos. Daí que, o líder do Movimento para a Mudança Democrática do Zimbabué, Morgan Tsvangirai, tem sentido na pele o abuso do poder de Mugabe: a corrupção e a ganância. No meio disto estão os funcionários públicos com um salário miserável de 50 dólares por mês e a população vive com menos de 1 dólar por dia. O povo está farto desta atitude desumana. Só o Presidente Mugabe e os seus aliados saiem opulentos. Enquanto alguns líderes da oposição usam a hipocrisia até ao ponto de serem comprados, este Tsvangirai é uma prova viva, até ao momento, de oposição. Visto que a história já registou outros opositores que de tanto lutarem acabaram por morrer sem nunca respirem da governação.

Isto é inacreditável! Logo em África, continente berço da humanidade, da religião, da pobreza, das epidemias, etc...em contrapartida, o índice de natalidade e de mortalidade está sempre a subir. Independentemente do acontece em África e no mundo, continuo acreditar e repito ACREDITAR que é imprescindível a existência de partidos de oposição. Não para estarem de figura no Parlamento mas sim para agirem e reagirem com as anomalias do partido no poder. Nada de temer. O que se passou no Zimabué é mais uma prova. Samuel Huntington na sua famosa obra "Choques de Civilizações", diz que o novo padrão do conflito internacional não será ideológico e nem económico, mas sim entre nações e grupos de diferentes civilizações; como grupos étnicos, a língua, instituições dominantes, costumes, etc, mas as categorias mais abrangentes da civilização do mundo actual são, a ocidental, Islâmica, Confucionista, Japonesa e Hindu. É pura verdade. Mas não devemos esquecer-nos que em África para além dos choques de culturas, como no Sudão, Somália, Etiópia, Congo Democrático, Ruanda, tem também o problema dos líderes que estão a governar o país desde a sua indenpência. Todos eles militantes. Como Angola, Zimbabué, Gâmbia entre outros.

Portanto, se aos olhos da Comunidade Internacional a maioria é contra os maus princípios do Estado e as guerras civis, não consigo perceber porque é que problemas deste género são cada vez maiores...há que rever as medidas de punição nas Nações Unidas e espera-se que a situação no Zimbabué se resolva. Acho que não será fácil mas é possível, visto que Robert Mugabe afirmou ser o Hitler africano...quem fala de Hitler sabe como é..., uma questão de recuar na história. El BV" HAJA PAZ".

1 Comments:

At 2:46 AM, Anonymous Anonymous said...

adorei! ñ sabia q no zimbawé vivessem assim, talvez se é q posso dizer em extrema pobreza ou pobreza absoluta e outra temos um hitler africano ahhhhhhhhh essa é boa, nunca q imaginei

 

Post a Comment

<< Home