Um olhar sobre o Mundo

Por Angola e o Mundo enquanto há vida...

Wednesday, April 04, 2007

TODOS POR UMA ANGOLA MELHOR

Realizou-se esta semana, o seminário com o tema "TODOS POR UMA ANGOLA MELHOR", dividido em painéis sobre política económica, política sócio-cultural, política institucional e sobre política externa. O presidente do MPLA e também presidente da República de Angola José Eduardo dos Santos, afirmou na sessão de abertura que o seminário sobre a proposta da Agenda Nacional de Consenso, promovido pelo seu partido, representa "exercício que valoriza a nossa democracia, através do debate franco e da análise profunda dos fenómenos". Que democracia? Pergunto eu. Acrescentou ainda que "cada pessoa, cada família e cada comunidade, para se organizar e prosperar, precisa de harmonizar os seus interesses com os objectivos gerais e específicos da Nação". "O povo angolano vai continuar a fortalecer a sua unidade em torno de objectivos, princípios e valores comuns na construção do país democrático e próspero que almejamos". "Temos, afinal, um destino comum a construir e interesses nacionais e estratégicos a preservar e a desenvolver. É uma necessidade que se impõe identificar e promover esses objectivos nacionais. "Ficaram para trás os momentos de incerteza e de desconfiança profunda entre uns e outros. Renascem a esperança, a auto-estima e a confiança e todos desejamos um grupo seguro que nos garanta justiça, bem-estar e prosperidade". Estas foram as passagens que mais me marcarm no discurso do presidente e não deixo passar sem as comentar. E este seminário encerrou hoje, 4 de Abril, data em que o país celebra cinco anos do Acordo de Paz.

No meu entender, Angola é um país que vive de tudo um pouco, no que diz respeito as várias formas de governo. Mas as mais visíveis em Angola são, a oligarquia"governo dos ricos" e a tirania"governo dos ganaciosos". No seu discurso, o presidente fala da democracia, algo que em Angola não se vive na prática mas sim na teoria, no papel e para encantar e enganar o povo. Democracia é um termo que soa bem praticando.

O país celebra hoje cinco anos de Paz, entre o MPLA e a UNITA! Isto é pura verdade. Esta Paz chegou numa boa altura e agora espera-se uma democracia na hora certa, até porque o país não é democrata, no sentido próprio do termo. Quanto muito, o povo sente a pressão de uma ditadura. Um país rico que tem o crescimento económico acima da média este ano, está com 76% dos 16 milhões de angolanos contiunarem a viver em situação de pobreza extrema. Justifica-se? E os dois milhões de barris de petróleo que o país produz por dia? Alguém deve saber da mão invisível. Até agora o governo não consegue explicar esta situação e o povo é sempre povo, apesar de estar farto das mentiras. Porquê mentiras? Porque sabe-se que a família dos Santos tem muitos investimentos no estrangeiro e está em frente de muitas empresas de renome em Angola, como é caso da empresa de telecomunicações UNITEL que tem parceria com a Portugal Telecom entre outras empresas.

O presidente falou da harmonia do povo...como falar de harmonia sem haver a participação do povo nas tomadas de decisão do governo? Num país onde quem fala a verdade merece castigo, dificilmente haverá união e em contrapartida aumenta a desconfiança do nosso parceiro, vizinho, irmão, primo, amigo, conhecido e desconhecido. Ninguém confia em ninguém.A construção da Nação é sempre objectivo de qualquer cidadão. O presidente ao relembrar isto tinha que ter em conta a má redistribuição da riqueza do país.

Os momentos de incerteza e de desconfiança profunda vão continuar e não ficarem atrás tal como foi referido no discurso do presidente. Tal como diz o velho ditado " a ganância e a mentira têm pernas curtas". Um dia alguém há-de explicar. Eu acredito e o povo também. Diz Edmund Burke "NENHUM SER HUMANO SOBREVIVE SEM ACREDITAR".

Se valorizar a democracia é isto que o MPLA diz, na pessoa do presidente do partido no poder em Angola, então temos que rever o conceito de democracia.
Tente partilhar comigo o meu ponto de vista, dando a sua opinião. Agradeço. El BV "HAJA PAZ".

4 Comments:

At 10:01 AM, Anonymous Anonymous said...

Acredito que a democracia é na verdade um conceito muito bonito pena que seja apenas na teoria...percebo a tua indignação mas não acontece, em todos os países que se dizem democráticos, uma falsa de democracia e mais, uma falsa representatividade do povo pelo governo, que por fim acaba por nao ser ouvido...Começo a pensar ser normal os políticos dizerem coisas como disse o primeiro ministro Angolano...fica bem...na fotogratia a dar o aperto de mao nao se ouvem as barbaridades...Paz, democracia, igualdade, não desconfiança...Onde é que isso se encontra num mundo capitalista, individualista e que, procura a todo o custo o bem estar de cada um sem olhar a meios...
Para podermos ser todos mais uns para os outros teriam de se mudar as matrizes de várias políticas e de vários governos por todo o mundo...não vale apenas dizer que os direitos humanos devem ser respeitados e que todos somos iguais perante a lei! Se isso não se puzer em prática de que vale fazer as pessoas acreditarem que têm direitos e que são iguais. A verdade é que acredito se não formos todos um pouco a favor a igualdade e da democracia por mais que se fale delas e de outros valores nobres estes não serão cumpridos na realidade, não passaram de utopias que deixarão frustrados todos aqueles que se vêm na miséria e na pobreza...Se não, todas as pessoas who give a damn

 
At 1:42 PM, Blogger C said...

Grande Bemvindo!

Um grande abraço de Macau.

Seu,
Inginheiro Vitório

 
At 4:21 AM, Blogger Unknown said...

Ja disse o Jes que a democracia fo imposta aos angolanos pelos ocidentais, por isso não é de espantar que não se viva ou se aplique a verdadeira democracia em Angola, uma vez que o chefe do Estado "Jes" não se vê como um democrata.
A instauração da democracia não é da responsabilidade do povo mas sim dos governantes, pois sao eles que fazem as leis "no caso de Angola ditam as regras. Como diz o meu amigo Tito ou entras na roda ou passas na catana"
Nos sabemos que em Angola não há democracia como um acto de governaçao e logo todas as liberdades dos cidadãos são suprimidas pelo Estado.
Temos um Estado que controla desde o a senhora da limpeza ate a chefe de departamento, uns deputados que embora não tenham sido eleitos pelo povo só se preocupam com o seu bem estar, servem-se do povo e não o povo...
Mas como podemos votar quando chegar a altura vamos tentar mudar o regime a ver se o novo chefe de Estado consegue de facto implantar democracia em Angola...

 
At 6:45 PM, Anonymous Anonymous said...

caros ilustres
Quem quer comprar carne de 1ª qualidade é favor de me contactar...vendemos carne fresca do sudoeste asiático.Carne tenra e fresca ( ainda menores)de primeira mão, sem doenças contaminadas, algumas ainda usa fraldas....vitório é prova de qualidade. também tenho bom vinho, da terra do meu avô, loucor beirão acompanhado com o chouriço português do meu avô...ainda tenho pra vender os meus tomates, ainda virgens e frescas...acompanha de suco bem doce...pois confeço que tenho diabetes, ainda vendo em saldos bananão bem grande de de marca tiu monte, acreditam que nunca virão banana tão grande e rígida, também acompanhada de suco que é especialidade da casa...não esqueçam que também tenho chourição (dos grandes)à venda e tão boa qualidade que até se vibram...fazemos entregas ao domicílio...para terminar apresento-vos o meu chouricao de burro, directamente do meu quintal sempre de melhor qualidade, e garanto-vos quevao ficar mais espertos depois de comer chouricao de burro

saudações

 

Post a Comment

<< Home