Um olhar sobre o Mundo

Por Angola e o Mundo enquanto há vida...

Tuesday, May 08, 2007

FRANÇA CONSERVADORA

Hoje a minha viajem é pela França. Uma abordagem das eleições presidenciais. Desde domingo passado, a França tem outro presidente. Trata-se do candidato da direita, Nicolas Sarkozy, que venceu a segunda volta as eleições presidenciais com 53% contra 47% para a candidata socialista Ségolène Royal, segundo números provisórios.

Este é mais um exemplo de democracia a seguir, no que diz respeito a alternância no poder. Espero que alguns países façam o mesmo. Sobretudo alguns governantes agarrados ao poder como uma carraça ao cães. Tal como era de esperar dos vencidos, inúmeros protestos violentos marcaram a madrugada posterior ao anúncio da vitória de Nicolas Sarkozy nestas eleições. Segundo fontes, o resultado foi 730 carros queimados, 592 pessoas detidas e 78 polícias feridos.

No entanto, a mesma fonte assegurou que a segunda volta das eleições não gerou grandes movimentos de violência urbana nos bairros denominados problemáticos e apenas alguns pequenos grupos atearam fogo a caixotes de lixo e automóveis.

Contudo, não foi desta que os franceses elegeram uma mulher para a presidência. Até porque a vitória de Sarkozy ja estava prevista pelas sondagens e conseguiu conquistar 52% do eleitorado feminino. Assim como os votos de 49% dos operários, tradicionais eleitores de esquerda. El BV "HAJA PAZ"

5 Comments:

At 5:12 AM, Blogger jean paul labou said...

Viva a democracia''
Democracia onde estas?
Mais do que nunca precisamos de exemplos, precisamos de verdadeira democracia...Este século entre outras coisas se caracteriza também pela sua consciencia nitida e clara sobre os principios duma verdadeira democracia, e sobre a necessidade de canalizar as energias para que a democracia seja de facto parafraseando Descartes «a coisa mais partilhada no mundo». Daí que urge afinar sempre a sensibilidade de todos sobre esta questão que tem de facto a ver com todos os elementos da polis.
Sem querer fazer um tratado gostariamos apenas de reforçar o principios da alternancia ao poder que de facto é um dos principios fundamentais da democracia,isto é o desenvolvimento da igualdade de oportunidade na sociedade.Que o exemplo daqueles que procuram fazer da democracia uma realidade existencial seja de facto um incentivo para todas as geraçoes e particularmente para aqueles que confundam democracia com outra coisa qualquer.....

 
At 8:11 AM, Anonymous Anonymous said...

De facto, a democracia está a crescer. Força!

 
At 2:06 PM, Blogger Sandokan said...

52 + 49 = 101%
Rebentou a escala.
BV, não estás a ser demasiado generoso com a esquerda?
Parabéns pelo blogue. Um abraço,

AVC

 
At 10:02 PM, Blogger C said...

Um grande abraço,
Vitório

 
At 2:59 AM, Anonymous Emília Lourenço said...

hum! adorei, um novo centro de informação é sempre bom para o desemvolvimento intelectual... parabéns e continua assim BV

 

Post a Comment

<< Home