Um olhar sobre o Mundo

Por Angola e o Mundo enquanto há vida...

Wednesday, May 02, 2007

ELEIÇÕES FRAUDULENTAS NA NIGÉRIA

Na sequência do artigo que publiquei semanas atrás, sobre os incidentes nas primeiras horas das eleições nigerianas, era de esperar que o candidato do partido de Obasanjo ganhasse as eleições. Trata-se de Umaru Yar' Adua, 55 anos de idade, mulçumano de perfil discreto que governou o Estado de Katsina.
Até aos nossos dias, as eleições em África não são transparentes. A Nigéria é mais uma prova disto. Segundo fontes, os observadores internacionais e locais rejeitaram os resultados das eleições presidenciais e parlamentares na Nigéria que sairam na semana passada.
Os mesmos dizem que se tratou da pior eleição da história do país, com confrontos que tiraram a vida a 52 pessoas.
Perante esta situação, tenho a salientar que as eleições nos países africanos sempre tiveram resultados polémicos. É uma vergonha, em pleno século XXI assistir a este fenómeno. Se isto continuar assim, teremos de admitir todos os adjectivos desqualificativos vindos da Comunidade Internacional e não só, que tanto têm feito para uma mudança de regime dos governos africanos. Esta mudança depende 99,9% da população africana, se esta população quiser transitar de um regime não-democrático à um regime democrático. Enquanto não houver vontade política dos governantes, já que tudo passa por eles, a Comunidade Internacional terá pouco campo de acção.
Antes que me esqueça, tenho um recado a dar as oposições existente em África. Se muitos dos nossos governantes não prestam, é porque também os nossos opositores são uma fraude. São duvidosos. Eles só se pronunciam quando há eleições. Depois disto ficam calados. Porque existem??? Se mesmo existindo não fazem nenhum!!?!! A vossa existência caros opositores só é antes e depois das eleições, e durante a governação calam-se ou são corronpidos. Pensem nisto meus...El BV "HAJA PAZ".

0 Comments:

Post a Comment

<< Home